Pais do Rock Rural tocam em Campo Grande na próxima semana.




A próxima atração da “Noite da Seresta”, no dia 12 de agosto, é a dupla Sá e Guarabyra. Os dois cantores e compositores são verdadeiros fabricantes de sucesso. Desde o início da dupla, em 1973, Sá e Guarabyra vêm colecionando prêmios em festivais, prêmio de melhor jingle, feito para a Pepsi, além das várias músicas em trilhas de novela e que até hoje estão entre as mais pedidas em qualquer roda de violão.




Em 1985, Sá e Guarabyra emplacaram nada menos que três músicas nos dois volumes da trilha sonora da novela Roque Santeiro: “Verdades e mentiras”, o tema “Roque Santeiro” e “Dona”, interpretada pelo Roupa Nova. “Espanhola”, composta pelo mineiro Flávio Venturini, que ficou conhecida na voz da dupla, não pode faltar no repertório de um bom violeiro.




A dupla de sucesso, outrora já foi um trio, e mesmo não tendo o sucesso comercial da sucessora, o trio criou um novo estilo: o rock rural. O rótulo não se deve apenas a fusão da música urbana com o universo rural. Nos anos 70, a cultura rural ainda era vista pelos urbanos como de “segunda categoria”, e a ideia que se tinha do homem do campo, era de um ser simplório e com pouca cultura.



Sá, Rodrix e Guarabyra ficaram juntos por apenas dois anos, de 71 a 73, gravaram apenas dois discos, mas as canções do trio romperam a barreira preconceituosa entre essas culturas. Quando esses três rapazes cultos da cidade começaram a compor rocks com poesias repletas de elementos rupestres, os valores do mundo rural passaram a ser cool.







Músicas como “Cumpadre meu”, “Primeira Canção da Estrada” e “Hoje ainda é dia de rock” exaltam não apenas o astral, a tranquilidade e serenidade da vida no campo, elas trazem uma forte mensagem ecológica. Sá, Rodrix e Guarabyra foram os primeiros músicos a levantar a questão ambiental. Já como dupla, Sá e Guarabyra continuaram empunhando essa bandeira. A música “Sobradinho”, por exemplo, denuncia o impacto causado à cidade, que dá o nome à canção, com a construção da hidroelétrica no rio São Francisco, na Bahia.







A “Noite da Seresta” acontece na Concha Acústica Família Espíndola, na Praça do Rádio Clube. No próximo dia 12 de agosto, o show começa às 19h30, com a apresentação da Banda Maestro Ulisses Conceição. Sá e Guarabyra sobem ao palco às 21h.









1 comentários:

  1. SEMPRE SOUBE QUE VC ERA CAPRICHOSO E DETALHISTA, TE PEDI UMA PREVIA DO SÁ & GUARABIRA E VC ME FAZ UMA MATÉRIA SUPER SENSACIONAL E AINDA REVIVE CADA DÉCADA COM UM CLIP MUSICAL... VALEU "DE DEUS"... NÃO PERCO ESTE SHOW POR NADA - PRAÇA DO RÁDIO- 12 AGOSTO- SEXTA - 20HS- FREE - RS... BJS... ANGELA FINGER.

Postar um comentário